A teia dos sonhos - Karine Aragão (resenha)

Desculpem a baixa qualidade, foi a melhor que eu achei.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nome: A teia dos sonhos
Autor: Karine Aragão
Editora: Editora Muiraquita
Número de páginas: 160
Ano: 2016
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
SINOPSE: Júlia e Laura são duas adolescentes, de 16 anos, que, para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma Teia dos Sonhos em seus braços. A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia, esvai-se no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura suicidara-se na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar. Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e de raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Júlia, então, embarca em uma busca que a leva a perceber os fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e a refletir sobre sua própria vida. No meio de todo esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

RESENHA: Apenas lendo a sinopse nós achamos que já sabemos da história, mas NÃO. O livro nos surpreende mais a cada instante, eu devorei-o, li em uma manhã.
     Laura e Júlia eram amigas há 5 anos, e por acharem pacto de sangue coisa antiga,  as duas resolveram fazer uma tattoo juntas. A própria Júlia desenhou a tattoo, ela escolheu a teia dos sonhos. 
"Usei, dentro da mandala, desenhos de coração, de borboleta e de sol. Amor. Transformação. Vitalidade."
     Um dia após elas marcarem seus corpos para sempre, vem a noticia: Laura se suicidou. Se atirou do 13° andar de seu prédio.
     Um misto de raiva e tristeza enche Júlia por completo. Raiva pois ela pensava que não existia segredos entre as duas, por que Laura nunca falou nada? Por que Laura não contou seus problemas? Saudades, obviamente porque eram almas gêmeas da amizade. Uma o oposto da outra, se completavam por inteiro. 
"A morte era definitiva, e a saudade um sentimento estranho de impotência. Você pode gritar, chorar, brigar com o mundo, mas nada do que você faça pode trazer à vida."
      Com a missão de descobrir o verdadeiro motivo do suicídio de sua melhor amiga, Júlia, junto com Bernardo (Crush das duas), partem em busca de "pistas". Ao abrir o email da amiga, Júlia acha o contato "leonardo.rodriguesmorte@hotmail.com" , contato qual incentivava Laura diariamente a cometer o suicídio.
     Repleto de reviravoltas e de frases incríveis, A teia dos sonhos me surpreendeu por inteira.

MINHA OPNIÃO: Gente, que livro incrível!!!! O enredo e a escrita da autora são encantadores, a história te prende de uma forma que é impossível abandoná-la antes de terminar tudo. Fui MUITO enganada em algumas partes, nós realmente acreditamos em algo, quando na verdade é outra coisa completamente diferente. O livro fala de um tema tabu, o suicídio, de maneira leve, a principal mensagem que ele trás é que independente dos problemas, nossa vida vale mais. Nós que decidimos o tamanho dos nossos problemas, não podemos guardá-los em uma caixinha na nossa cabeça.
     Outra lição que aprendemos com o livro, é que por mais que conhecemos outra pessoa, nunca saberemos de tudo. Infelizmente, pessoas querem ver as outras bem mas nunca melhor que elas, após a morte de Laura, Júlia descobriu algumas coisas que acabaram mostrando que ela era mais amiga que Laura.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 

FRASES FAVORITAS: 

"Quem se adapta melhor aos contratempos vive mais. Mas sabe aquela sensação de olhar pra alguém e pensar: ele não merecia toda essa infelicidade? Pois é... A tristeza tem família grande... Anda junto com a angústia, com a desilusão, com a melancolia..."
 ~x~
"O mais importante é saber que a tristeza é como as nuvens, sempre está de passagem."
 ~x~
"Quando alguém que amamos nos decepciona, parece que isso cola no nosso coração e nunca mais vai sair."
~x~
"Os problemas não podem ficar numa caixinha, senão, a tristeza vem e tira a tampa de uma única vez."
~x~
"A gente se sente cada vez mais sozinho, cercado de pessoas que não nos compreendem." 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
  NOTA

 

2 comentários:

  1. Um tema super difícil e escrito com leveza! Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  2. Já li e tenho a mesma opinião, esse livro é demais!!!

    ResponderExcluir