TÍTULO: Eles precisam morrer
AUTOR: Monica Dombroski
NÚMERO DE PÁGINAS: 302
ANO: 2016
IDIOMA: Português
ISBN:  978-989-51-6807-1
ENCONTRE NO SKOOB: aqui

SINOPSE:
Alicia, Clara e Amanda são três adolescentes que vivem em uma pequena cidade do interior e compartilham uma vida de tédio e poucas perspectivas de futuro.
Elas acreditam que os responsáveis pela vida ruim que levam são as pessoas com quem convivem e, aos poucos, a ideia de eliminar algumas pessoas vai amadurecendo até desencadear uma série de mortes e revelações, trazendo um esclarecimento sobre quem realmente é o responsável pela vida de cada uma.

         O livro conta a história das amigas Alicia, Clara e Amanda. Três garotas que moram em uma pequena cidade no interior e tem muitos problemas em comum, contando com a exclusão da sociedade. Acabaram de unindo involuntariamente, cada uma tem pelo menos uma pessoa que "atrapalha" sua vida de andar.
         Alicia mora com seu pai, seu irmão e sua madrasta. Sua mãe veio a falecer quando a garota ainda era uma criança, caiu da escada quando estava grávida de Lucas. A mulher, não conseguiu ser salva. Já o menino, sobreviveu mas ficou com graves sequelas. Desde os sete anos de idade a garota sonha com a maior idade, sonha que quando irá fazer dezoito anos, irá ser livre, poderá se mudar e finalmente viver. Seu aniversário chega, e com ele, uma revelação que desencadeou uma grande onda de raiva na garota.
         Clara sofre de obesidade mórbida, não se aceita do jeito que é. Para ela, um completo horror é ter que se olhar no espelho. A garota vive sendo o alvo central das piadinhas de Vinicius, um menino de dez anos que mora perto de sua casa. No início era apenas algumas piadinhas por onde Clara andava, mas com o tempo, as agressões foram se agravando. Carente do afeto da mãe, que não se importa nem um pouco com ela, acabou se juntando as duas garotas.
          Amanda foi abandonada pela mãe e não conheceu seu pai. Criada pela avó, a menina passou muito trabalho. Era feita de escrava, até para ligar a televisão ela era chamada, rs. Com o tempo a exploração foi piorando consideravelmente, Amanda simplesmente não aguentava mais viver daquela maneira, ela vivia para a sua avó e isso tinha que parar.
         Amanda assim, foi desencadeando uma série de assassinatos que de uma vez por todas, uniram mais ainda as garotas. A presença de um ex namorado de Alicia também é de grande importância para a história, Luís, agora Luísa, como prefere ser chamada.
          Ao passar da história, conhecemos Ilda, avó de Alicia. Junto com ela, vem mais motivos para a garota querer sumir daquela cidade. Ela simplesmente não aceita sua vida do jeito que é, precisa tomar uma decisão e mudar de vez, caso contrário, continuará sempre na mesma.

~~x~~

          De um modo geral, gostei da história. Com capítulos curtos e narração fluída, ela passa de uma maneira que nem conseguimos ver. Eu mesma, li em uma sentada, rs.
          Por ter as cenas de uma maneira mais detalhada, algumas são bem fortes. Nessas, tive dificuldades para ler, chega a ser nauseante. 
          Não gostei muito do rumo que a história da Clara tomou. A intenção da autora de falar deste tema foi ótimo, esse foi o primeiro livro que eu li em que uma personagem sobre de obesidade mórbida. Pessoas com essa doença sofrem muito bullying, é preciso falar mais sobre o assunto. Mas acredito que a autora tratou-o de uma maneira "fria". Eu, fã assumida dos finais felizes para sempre, acabei não curtindo essa parte.
          Segredos são revelados até a última página, ponto positivo. Tem coisas que nós nem imaginamos que aconteceu, nem desconfiamos e de última, a autora solta essa bomba.
          O livro pode ser resumido em uma palavra: forte.

~~x~~

           

18 Comentários

  1. Olá!
    Nunca li nada da editora Chiado, mas fiquei com receio dessa leitura. Não sei se leria, fiquei interessada sobre as amigas, mas to com ressalvas justamente sobre como a autora lidou com o desenrolar da trama.
    Enfim, quem sabe um dia leio.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Não sei se seria uma leitura que me agradaria, acho que seria para mim forte demais. Mas acho que talvez desse uma chance, mesmo assim, só pra entender como a história se desenrola.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Menina não me ache louca mas na hora que tu falou que tem cenas nauseantes eu quis ler kkk, gosto de leituras impactantes.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Menina não conhecia o livro ou a editora mas agora estou morrendo de vontade de ler! Gostei da maneira como a autora abordou os temas, acredito de forma menos "açucarada" do que os outros livros sobre bullying que vemos por aí. Espero poder ler em breve, parece ser uma leitura incrível!
    Beijoss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem?
    Gente que livro maravilhoso, gosto muito de séries de mortes e assassinatos, normalmente se tornam um dos meus livros favoritos, acho que até deveria virar filme hein ahahahahaha gostei dos temas abordados e quero muito ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Confesso que a premissa do livro não me agradou, mas ter a narrativa fluída e capítulos curtos são pontos positivos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kah!
    Achei interessante a premissa do livro, mas não sei se leria. Parece tratar de um livro sobre vingança, mas não parece haver limite para o que vai acontecer.
    Já li outro livro que tratava da obesidade de um dos personagens de modo bem caricato e isso não me agradou. Uma pena a autora ter tratado de forma mais fria a obesidade mórbida da Clara, como você disse.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostei bastante da premissa desse livro, estou tentando dar chances para esse gênero que eu tanto me afastei durante os anos, e estava indecisa por qual livros começar e acho que esse livro é um bom começo, dica anotada

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa sobre o que aconteceu com a Clara, uma pena a autora ter tratado de maneira um assunto que renderia tanto conteúdo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Claro que gosto quando tem finais felizes, mas não ligo muito para isso. Bom que obesidade mórbida esteja no enredo, uma pena que tenha sido de uma forma fria.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei a resenha e a história parece ser bem chamativa, adoro cenas bem descritas e que fluem com facilidade, além dos capítulos curtos que é que estou precisando. Valeu a dica.

    Beijos,
    Livros Que Li

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei a resenha.
    Menina que livro mais maluco/mórbido, não sei nem como expressar.
    Acho que seria um livro que eu iria gostar muito, ou odiar muito. Acho que com esse tipo de tema não tem meio termo.
    Fiquei bem interessada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Heeeey! Tudo bem?
    Nunca li nada desta editora, acho que ainda não conhecia nem 1/3 de todas elas.
    O enredo me atraiu um pouco, mas fico com medo do rumo que autora vai tomar.
    Vou adicionar a minha lista de leitura e assim que terminar volto para deixar minha opinião.
    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia o livro, mas a premissa não me chamou a atenção, ainda mais por ser da Chiado, que raramente tem pra vender aqui no Brasil (eu pelo menos nunca vi).

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não conhecia a obra e achei a temática densa mas necessária. Na realidade, eu fiquei curiosa para saber quais viés a autora usou para tratar do enredo, já que é um assunto delicado.
    Quem sabe um dia eu leia.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Oie,

    Embora sua resenha esteja muito boa, o livro não me chamou a atenção, dessa vez passo a dica.
    Talvez o gênero não seja algo que eu curta muito!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  17. Tive uma leve impressão de posso me decepcionar depois dessa resenha super legal e da sinopse que chama muita atenção, mas parece exatamente o tipo de leitura que adoro, então vou procurar o livro.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir